Novas formas de difusão de conteúdo

Temos que reinventar novas formas de servir o conteúdo para deixar mais atraente e interessante ao consumidor.
Temos que reinventar novas formas de servir o conteúdo para deixar mais atraente e interessante ao consumidor.

Desde a ascendência da internet no final do século XX, a forma de produção de conteúdo passou por profundas transformações. Visto que antes precisava de um exercito de pessoas para produzir a informação, distribuir e vender o conteúdo, hoje com a web podemos perceber que a atividade mudou em muitos aspectos e ganhou atalhos.

A velocidade de transmissão do conteúdo mudou, a forma de apurar as informações, editar e analisar os fatos ganhou com a evolução nos meios digitais. Hoje não temos mais uma mídia predominantemente exclusiva, como era antes restrito aos jornais, televisão e radio. Hoje as mídias passam a confluir, convergir para que a informação fique completa no conjunto da obra.

O alcance das informações está além da internet, pode ser conseguida por Out of Home (OOH), Mobile, TV interativa, rádio online, video on demand, videogames e com o uso de mapas, por meio do georreferenciamento, além da própria web que se torna o fio condutor de todo um ecossistema. Levando em conta que na época da máquina de imprensa do gráfico e inventor alemão, Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, onde a bíblia era impressa, demorava dias até meses para que o livro impresso chegasse às pessoas, hoje, com um gesto no dedo conseguimos acessar as informações quais precisamos.

Hoje qualquer um que tem acesso à internet pode criar conteúdo. E esses produtores de conteúdo podem por meio de seus sites e blogs conseguirem um publico equivalente a um grande portal de notícias.

O modelo do jornalismo precisa soltar algumas amarras do passado e perceber que temos que avançar mais evoluir, perceber que com o volume de informações que são disseminadas, podem ser bem distribuídas e até repensadas na forma que o conteúdo elaborado pode ser divulgado, transmitido ou publicizado.

Temos que pensar até aonde queremos chegar com o conteúdo elaborado, qual vai ser a destinação final deste e qual sua função. Se é educacional, econômica, cultural, entretenimento ou publicitária.

Vejo que as vezes um conteúdo não precisa ser elaborado apenas por um texto corrido, gigante na internet, sendo que um gráfico com dados grande mais retorno de compreensão e entendimento ao leitor. Até mesmo ao caso de amarrar as mídias corretas para que a informação venha de forma assertiva.

A internet é a base para um novo modelo de difusão de conteúdo que está por vir.
A internet é a base para um novo modelo de difusão de conteúdo que está por vir.

Além disso, um novo formato de renda precisa ser criado para que toda a maquina de divulgação de conteúdo seja sustentada. Desde o crescimento da web, o jornalismo começou a passar uma crise seguida da outra, sem até agora ter encontrado um formato para sustentar o modelo instalado nas mídias. Com arriscamos excessos, o jornalismo em algumas empresas passa por apuros.

Por isso, é importante levantar para onde estamos indo com a indústria da informação. Será que não é necessário levantar novas formas de produzir conteúdo? Será que por levantamentos e pesquisas qualitativas e quantitativas não podemos chegar a uma produção de conteúdo com qualidade, assertividade, credibilidade que tenha lucro e geração de empregos?

A internet tem muito a evoluir, o formato consolidado nesta mídia é a busca por conteúdo e redes sociais. Porém, ainda o jogo não acabou. Como foi percebido ao longo do tempo, novidades no mundo da tecnologia surgem e o que era novo vira arcaico.

E isso o jornalismo está se tornando a passos mais largos. Sendo que a única solução é achar uma saída se modernizar mais e procurar novas formas de propagar conteúdo garantindo renda, ou então, o jornalismo que conhecemos pode continuar caindo num abismo sem fundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s